sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Definindo Nutrientes

Os nutrientes são substâncias contidas nos alimentos em menor ou maior quantidade, são essenciais para a manutenção do organismo. Esses nutrientes se dividem em:

Proteínas (também chamadas de protídes ou protídios).

 As proteínas são necessárias à formação dos tecidos novos do corpo . Além de participarem da defesa do organismo, as proteínas são um dos principais materiais de construção do corpo, formam ou regeneram tecidos, formam enzimas, anticorpos, hormônios, mantêm a distribuição de líquidos do corpo, transportam através do sangue substâncias como gorduras, hormônios e vitaminas.

Fontes de proteínas: Origem animal: Ovos, carnes em geral, leite e seus derivados...
                               Origem vegetal: Soja, feijão, ervilha, lentilha, grão-de-bico...

Uma dieta pobre em proteínas podo ocasionar no organismo:
-crescimento retardado;
-defeitos de postura;
-cansaço fácil;
-palidez e desânimo;
-falta de resistência contra doenças;
-difícil cicatrização.

Carboidratos (também chamados de Hidrato de carbono e glicídios).

Quando necessário, o organismo transforma o carboidrato em glicose, que é reservado no organismo, uma parte dessa reserva é queimada a fim de produzir calor e energia para a locomoção, para o trabalho muscular e para manter o funcionamento de todos os seus sistemas.

Fontes de Carboidratos: Açúcar, doces em geral, mel, melado, rapadura...
                                     Cereais e suas farinhas-trigo, arroz, aveia, cevada, milho...
                                     Tubérculos-batata, batata-doce, mandioca, inhame, cará...

A falta de carboidratos no organismo manifesta-se por:
-fraqueza;
-tremores;
-mãos frias;
-nervosismo;
-tonturas e desmaios.

Além disso, a carência desse nutriente leva o organismo a utilizar as gorduras de reserva para fornecimento de energia, provocando emagrecimento. Em excesso o carboidrato se transforma em gordura e leva a obesidade.

Lipídios (Também conhecidos como gorduras).

Participam da formação de várias substâncias e tecidos do corpo, além de transportarem certas vitaminas no seu processo de absorção pelo o organismo. Além de proteger o esqueleto, as gorduras subcutâneas funcionam como um manto protetor contra o frio e como isolante do calor interno produzido pelo organismo.

Fontes de Lipídios: Origem animal: Manteiga, creme de leite, banha, carnes gordas...
                              Origem vegetal: Óleos (milho, girassol...), coco, nozes, castanhas, abacates...

A carência em adultos pode chegar a causar lesões cutâneas, podendo levar no máximo, a alterações na quantidade de ácidos graxos essenciais no plasma sangüineo. Em crianças com dieta pobre em ácidos graxos essenciais, podem surgir lesões de pele. O excesso pode levar a aumento de colesterol, diarreia, aumento do peso do corpo (obesidade).

Vitaminas

É um grupo de compostos orgânicos, que são indispensáveis para o bom funcionamento do organismo. Cada vitamina possui uma função diferente, mantendo o equilíbrio do nosso metabolismo.

Sais Minerais

São sais inorgânicos, que apesar de constituírem uma pequena proporção do tecido do corpo, mostram-se indispensáveis como componentes estruturais e em muitos processos vitais. 

Água

A água constitui cerca de 2/3 do peso corporal total de um adulto e poder ser considerada o principal componente do organismo. Depois do oxigênio é o mais importante elemento para a manutenção da vida. Uma pessoa pode viver semanas sem alimento, mas poucos dias sem água. Atua em várias reações químicas do organismo digestão, absorção, metabolismo e excreção, além de ser um meio de transporte para vários nutrientes e desempenha um papel importante na manutenção da temperatura corporal. A falta de água pode levar o organismo a desidratação, que provocam os seguintes sintomas: 

-sede acentuada;
-modificação na textura da pele (pode ficar enrugada e mais fina);
-baixa tensão nos globos oculares;
-aumento da temperatura;
-perda de peso;
-confusão mental;
-delírio;
-abatimento;
-choque e morte.

A desidratação é causada pelos seguintes fatores: doenças infecciosas e febris, falta de higiene e alimentação errada, diurese intensa causada por doenças, vômitos, diarreia. O organismo perde água normalmente através do suor, urina e fezes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário