A palavra celulite irrita, e com razão. Quando surgem as primeiras ondulações na pele e aqueles furinhos indesejavéis, chega a bater um misto de fúria e desespero. Mas calme toda mulher de VERDADE tem celulite.
A celulite parece surgir de um dia para o outro, mas não é bem assim. A alteração da pele ocorre em estágios, devido ao acúmulo gradativo de gordura que faz os adipócitos crescerem. A celulite também pode decorrer de outros fatores: aumento de gordura associado a alterações hormonais, retenção hídrica. má alimentação, sedentarismo, má circulação sanguinea (devido a varizes), envelhecimento fisiologico, radicais livres, desidratação, tedencia genetica e biotipo. Pode atingir tanto pessoas gordas como magras.
A gangue da celulite (causas)
- Açucar em excesso: É retido pelo corpo na forma de gordura.
- Sal em excesso: Favorece a retenção de líquidos.
- Baixa ingestão de água: Dificulta a circulação e leva à retenção de líquidos.
- Sedentarismo: Dificulta a circulação e favorece o acúmulo de gorduras, devido à energia não gasta.
- Estresse: Libera hormônios que favorecem a retenção de líquidos.
- Descontrole hormonal e anticoncepcionais: O estrogênio, assim como outros hormônios, inicia e agrava a celulite, pois favorece a retenção de líquidos; anticoncepcionais podem alterar os níveis de hormônios.
- Cigarro: Dificulta a circulação além de causar outros males.
- Álcool: Transforma-se em gordura no organismo.
- Roupas apertadas: Dificultam a circulação e favorecem o acumulo de líquidos.
- Postura incorreta: Leva a um acúmulo de gorduras nas partes mais afetadas pela celulite.
- Reeducação alimentas: Para prevenir ou combater a celulite comece pelo prato, evite alimentos ricos em açúcar, lípideos, álcool, cafeína, refrigerantes, sal, e ricas em gorduras. Dê preferência a cereais integrais, abuse de futas e legumes, consuma proteínas magras e beba pelo menos 1 litro e meio de água por dia.
- Atividade física: Não existe melhor forma de preservar a saúde do corpo que praticar atividade física. Por isso sempre que vopcê tiver alguns minutos livres mexa-se.
- Drenagem linfática: É um tratamento não invasivo e indolor que recorre a movimentos suaves e ritmados. Além de relaxar o corpo, estimula a circulação linfática, o processo imunológico e a regeneração de tecidos. A técnica de drenagem linfática em si tem resultados. No entanto, é importante observar que não adianta fazê-la, sem manter uma rotina de exercícios físicos, beber muita água, ter bom acompanhamento nutricional e estar com os exames médicos em dia.

Nenhum comentário:
Postar um comentário